O método Somatic Experiencing® (em tradução livre, Experiência Somática/SE) foi descoberto por Dr Peter A Levine, psicólogo e biofísico norte-americano.

O método SE™ atua sobre o comportamento do sistema nervoso autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática. Ao focalizar e direcionar a percepção sensório-motora em seu corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiperativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento que ocasionou o trauma.

Desta forma, o cliente pode encontrar um novo significado para seu sofrimento, restaurando assim seu equilíbrio interno, melhorando sua resiliência a situações futuras estressantes, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar nas atividades da vida.

O SE trabalha dentro do campo de resiliência do cliente para facilitar a recuperação, ao invés de ir contra a “resistência”, promover catarse emocional ou grande desconforto físico.

Deste modo, o SE ajuda o cliente a reconhecer e expandir ou a desenvolver os recursos internos e externos que podem ajudar na cura do evento traumático. Estabiliza o cliente, numa condição de segurança e resgata recursos, antes de trabalhar com qualquer material traumático.